BYD anuncia o motor hĂbrido plug-in mais eficiente do mundo
- usuariozest
- 12 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2020

A BYD anunciou oficialmente a versĂŁo de alta eficiĂȘncia do seu motor 1.5L Xiaoyun, dedicada aos veĂculos hĂbridos plug-in, a par de uma nova tecnologia hĂbrida â DM-i.
O novo motor hĂbrido plug-in de 1.5 litros Ă© construĂdo especificamente para a tecnologia hĂbrida DM-i. Com uma eficiĂȘncia tĂ©rmica de 43%, este Ă© motor a gasolina com a maior eficiĂȘncia tĂ©rmica atualmentente em produção. A alta eficiĂȘncia de combustĂvel respeita os novos padrĂ”es de emissĂ”es nacionais da China, com uma experiĂȘncia de condução nitidamente suave e silenciosa, de acordo com a marca lĂder global na venda de veĂculos elĂ©tricos.
No mais recente Plano de Desenvolvimento da IndĂșstria de VeĂculos de Nova Energia do governo chinĂȘs para o perĂodo 2021-2035, espera-se que os NEV representem 20% do total de vendas de veĂculos novos na China atĂ© 2025, com os hĂbridos plug-in referenciados como tendo grande potencial.
Com uma estratĂ©gia de dupla plataforma, a BYD disponibiliza agora dois tipos de tecnologias hĂbridas â DM-p e DM-i â, que reforçam a competitividade dos veĂculos hĂbridos plug-in relativamente aos veĂculos de combustĂŁo interna.
A plataforma DM-p, focada no desempenho, proporciona maior potĂȘncia, atraindo o interesse de consumidores que procuram estilos de vida sustentĂĄveis, ao mesmo tempo que mantĂȘm elevadas expectativas em relação Ă experiĂȘncia de condução.
Por sua vez, os modelos que integram a nova tecnologia hĂbrida DM-i integrarĂŁo melhorias na redução do consumo de combustĂvel, maior rapidez na aceleração, uma condução mais suave e silenciosa.
Eric Li, diretor-adjunto da BYD Auto Sales, afirma: âA BYD sempre insistiu na auto-suficiĂȘncia para construir a sua tecnologia de base. Com as nossas vantagens nas novas tecnologias energĂ©ticas, conseguimos grandes avanços em vĂĄrias ĂĄreas-chave. O hĂbrido DM-i irĂĄ acelerar a substituição dos carros de combustĂvel tradicionais por veĂculos de nova energiaâ.
O motor 1.5L Xiaoyun
De acordo com a marca chinesa, o novo motor Xiaoyun potencia ao mĂĄximo os modelos hĂbridos plug-in, eletrificando acessĂłrios e removendo o tradicional sistema de acionamento do motor dianteiro, reduzindo o desgaste e melhorando a eficiĂȘncia.
O Xiaoyun apresenta um rĂĄcio de compressĂŁo (CR) de 15,5, um rĂĄcio B/S aumentado, melhor eficiĂȘncia de combustĂŁo atravĂ©s do ciclo Atkinson, um sistema de Re-Circulação de GĂĄs de Escape (EGR), uma sĂ©rie de medidas de redução de fricção e um sistema de controlo do motor otimizado para uma elevada eficiĂȘncia tĂ©rmica.
A BYD implementou tambĂ©m, pela primeira vez, a sua nova tecnologia de arrefecimento: atravĂ©s de mediçÔes de temperatura on-demand da cabeça do cilindro e do bloco, o arrefecimento Ă© eftuado de forma precisa para que o motor Xiaoyun atinja as temperaturas ideias de funcionamento. Ao mitigar as perdas de calor, o tempo de aquecimento do motor apĂłs um arranque a frio Ă© reduzido em 15% a 20%, diminuindo o consumo de combustĂvel e as emissĂ”es de carbono durante o processo.
Para melhorar o desempenho em termos de ruĂdo, vibração e dureza (NVH â Noise, Vibration, Harshness), o motor integra componentes otimizados, como a cambota, rolamentos, bloco de cilindros, coletor, cabeças dos cilindros, alĂ©m de outros componentes do sistema hĂbrido plug-in.