top of page

BYD anuncia o motor hĂ­brido plug-in mais eficiente do mundo

Atualizado: 24 de nov. de 2020


A BYD anunciou oficialmente a versĂŁo de alta eficiĂȘncia do seu motor 1.5L Xiaoyun, dedicada aos veĂ­culos hĂ­bridos plug-in, a par de uma nova tecnologia hĂ­brida – DM-i.


O novo motor hĂ­brido plug-in de 1.5 litros Ă© construĂ­do especificamente para a tecnologia hĂ­brida DM-i. Com uma eficiĂȘncia tĂ©rmica de 43%, este Ă© motor a gasolina com a maior eficiĂȘncia tĂ©rmica atualmentente em produção. A alta eficiĂȘncia de combustĂ­vel respeita os novos padrĂ”es de emissĂ”es nacionais da China, com uma experiĂȘncia de condução nitidamente suave e silenciosa, de acordo com a marca lĂ­der global na venda de veĂ­culos elĂ©tricos.


No mais recente Plano de Desenvolvimento da IndĂșstria de VeĂ­culos de Nova Energia do governo chinĂȘs para o perĂ­odo 2021-2035, espera-se que os NEV representem 20% do total de vendas de veĂ­culos novos na China atĂ© 2025, com os hĂ­bridos plug-in referenciados como tendo grande potencial.


Com uma estratĂ©gia de dupla plataforma, a BYD disponibiliza agora dois tipos de tecnologias hĂ­bridas – DM-p e DM-i –, que reforçam a competitividade dos veĂ­culos hĂ­bridos plug-in relativamente aos veĂ­culos de combustĂŁo interna.


A plataforma DM-p, focada no desempenho, proporciona maior potĂȘncia, atraindo o interesse de consumidores que procuram estilos de vida sustentĂĄveis, ao mesmo tempo que mantĂȘm elevadas expectativas em relação Ă  experiĂȘncia de condução.


Por sua vez, os modelos que integram a nova tecnologia híbrida DM-i integrarão melhorias na redução do consumo de combustível, maior rapidez na aceleração, uma condução mais suave e silenciosa.

Eric Li, diretor-adjunto da BYD Auto Sales, afirma: “A BYD sempre insistiu na auto-suficiĂȘncia para construir a sua tecnologia de base. Com as nossas vantagens nas novas tecnologias energĂ©ticas, conseguimos grandes avanços em vĂĄrias ĂĄreas-chave. O hĂ­brido DM-i irĂĄ acelerar a substituição dos carros de combustĂ­vel tradicionais por veĂ­culos de nova energia”.


O motor 1.5L Xiaoyun


De acordo com a marca chinesa, o novo motor Xiaoyun potencia ao mĂĄximo os modelos hĂ­bridos plug-in, eletrificando acessĂłrios e removendo o tradicional sistema de acionamento do motor dianteiro, reduzindo o desgaste e melhorando a eficiĂȘncia.


O Xiaoyun apresenta um rĂĄcio de compressĂŁo (CR) de 15,5, um rĂĄcio B/S aumentado, melhor eficiĂȘncia de combustĂŁo atravĂ©s do ciclo Atkinson, um sistema de Re-Circulação de GĂĄs de Escape (EGR), uma sĂ©rie de medidas de redução de fricção e um sistema de controlo do motor otimizado para uma elevada eficiĂȘncia tĂ©rmica.


A BYD implementou também, pela primeira vez, a sua nova tecnologia de arrefecimento: através de mediçÔes de temperatura on-demand da cabeça do cilindro e do bloco, o arrefecimento é eftuado de forma precisa para que o motor Xiaoyun atinja as temperaturas ideias de funcionamento. Ao mitigar as perdas de calor, o tempo de aquecimento do motor após um arranque a frio é reduzido em 15% a 20%, diminuindo o consumo de combustível e as emissÔes de carbono durante o processo.


Para melhorar o desempenho em termos de ruĂ­do, vibração e dureza (NVH – Noise, Vibration, Harshness), o motor integra componentes otimizados, como a cambota, rolamentos, bloco de cilindros, coletor, cabeças dos cilindros, alĂ©m de outros componentes do sistema hĂ­brido plug-in.


 
 
 
bottom of page