top of page
Buscar
  • usuariozest

Sistemas Nvidia equipam Hyundai e Kia a partir de 2022

Atualizado: 24 de nov. de 2020


O Hyundai Motor Group e a Nvidia anunciaram hoje a implementação da plataforma connected car Nvidia Drive em todos os novos modelos das marcas Hyundai, Kia e Genesis, a partir de 2022.


A cooperação técnica com a Nvidia “permitirá ao Hyundai Motor Group desenvolver sistemas computacionais connected car de alto desempenho para os seus automóveis de última geração”, de acordo com o grupo coreano.


Desde o nível básico ao nível premium, todos os futuros modelos do grupo serão fornecidos de origem com sistemas de infotainment no veículo (IVI) desenvolvidos pela Nvidia Drive, nomeadamente hardware e software, permitindo aos sistemas de IVI do Hyundai Motor Group combinar áudio, vídeo, navegação, conectividade e serviços connected car baseados em sistemas inteligência artificial (IA).


Com esta plataforma de alto desempenho e eficiente do ponto de vista energético, os modelos futuros das três marcas do grupo Hyundai “proporcionarão aos seus clientes experiências em IA no veículo totalmente integradas e em aperfeiçoamento contínuo”, atualizáveis perpetuamente.


O Hyundai Motor Group colabora com a Nvidia desde 2015, e a plataforma NVidia Drive suporta já os sistemas IVI que dos modelos Genesis GV80 e G80. As duas empresas têm estado também a colaborar no desenvolvimento de um cockpit digital avançado, com lançamento previsto para final de 2021.


“Há mais de dez anos que a Nvidia trouxe a eletrónica do consumidor, acompanhada por uma interface do utilizador graficamente enriquecida, para os sistemas de infotainment“, explica Ali Kani, vice-presidente para os Veículos Autónomos da Nvidia, acrescentando: “Agora estamos novamente a transformar estes sistemas recorrendo ao poder da IA, ajudando assim o Hyundai Motor Group a aumentar a segurança e o valor, para além de melhorar a satisfação do cliente ao longo da vida útil do veículo”.


Paul Choo, vice-Presidente sénior para a Electronics Tech Unit (Unidade de Tecnologia de Eletrónica) do Hyundai Motor Group, afirma: “No Hyundai Motor Group estamos empenhados em fornecer mais valor, segurança, funcionalidade e prazer durante a vida útil dos nossos automóveis. (…) A plataforma Nvidia Drive está testada e comprovada, caracterizando-se por ser expansível e energeticamente eficiente, vantagens a que se junta um desempenho capaz de suportar a nossa próxima geração de veículos definidos por software“.


Parceria com a Nvidia permite a criação de novos ccOS


A parceria com a Nvidia permitirá ao Hyundai Motor Group aplicar o seu novo ‘sistema operativo connected car‘ (ccOS) em modelos futuros. Desenvolvido internamente pelo Hyundai Motor Group, este sistema agrupará a grande quantidade de dados gerada pelo veículo e pela respetiva rede de sensores, assim como por centros de dados connected carexternos, fornecendo uma experiência mais agradável e cómoda para o condutor e passageiros.


O ccOS incorpora também uma arquitetura integrada para uma nova ‘plataforma de serviço connected car‘ (ccSP), uma estrutura aberta que permite que um vasto número de parceiros forneça serviços relevantes aos clientes.


Utilizando as estruturas de software da NVIDIA, o ccOS implementará quatro competências fundamentais. A nível de Computação de Alto Desempenho, as GPU da Nvidia serão utilizadas para processar grandes quantidades de dados no interior e no exterior dos veículos e otimizar o desempenho do sistema.


Em segundo lugar, sistemas de Computação Contínua fornecem um serviço ininterrupto, independentemente do estado do veículo – online ou offlline. O veículo liga-se à infraestrutura circundante e a dispositivos inteligentes para transportar a experiência de utilizador de dispositivos externos para o ambiente do automóvel.


Sistemas de Computação Inteligente proporcionam serviços personalizados, identificando adequadamente as intenções e as condições do condutor.


Finalmente, a Computação Segura protege o sistema através da monitorização segura das redes interiores e exteriores do veículo e isola os dados de segurança.


Os recentes avanços no campo da IA e da computação acelerada abriram a porta a que os veículos de última geração beneficiem de novas funcionalidades e capacidades, assim como de melhores funções de segurança, que podem ser acrescentadas após a aquisição do veículo. Graças à sua arquitetura computacional centralizada e definida por software, os novos modelos poderão ser atualizados ao longo de todo o seu tempo de vida útil, de modo a apresentarem os mais recentes avanços da tecnologia de cockpit digital ou outras funcionalidades.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page