Buscar
  • usuariozest

Jeep estreia o novo Compass, com versão híbrida plug-in 4xe




A Jeep apresentou recentemente o primeiro SUV introduzido na Europa pelo Grupo Stellantis, o novo Compass.


A par do Renegade, o novo modelo Compass é o primeiro a exibir o logótipo 4xe, que identifica todos os modelos 4×4 da Jeep, que oferecem performances reforçadas pela sua capacidade híbrida.


A horizontalidade e linearidade dos elementos internos e externos marcam este mais recente modelo da Jeep, tornando-o mais atlético, elegante e arrojado, de acordo com a marca.


As modificações exteriores passam pela colocação de novos faróis dianteiros Full LED, mas também pela alteração do formato da grelha, que passa a estar dividida em duas secções horizontais. As luzes diurnas apresentam agora um formato alongado e estão integradas nos faróis dianteiros principais. A abertura mais baixa e a placa de proteção inferior são mais amplas e também mais notórias.


O interior conta com um novo painel de instrumentos digital Full HD de 10,25’’, superfícies 3D esculpidas através da sobreposição de volumes, materiais e tecidos. O painel do tabliê horizontal central é mais elegante, com bocais de ventilação ultrafinos, o ecrã tátil no meio do tabliê encontra-se numa posição mais alta e ergonómica.


O Novo Compass está ainda equipado com a mais recente geração do sistema Uconnect, que dispõe de um sistema de reconhecimento de voz avançado para o condutor poder falar com o carro, programar o ar condicionado e escolher a música preferida, utilizando a expressão “Hey Jeep!”.


As novidades abrangem também um sistema de segurança que inclui Prevenção de Colisão Frontal e Alerta de Transposição de Faixa, Controlo de Estabilidade Eletrónico (ESC) com Sistema Anti capotamento Eletrónico (ERM) e airbags dianteiros, laterais e de cortina – as especificações de segurança ativa e passiva são ainda reforçadas com novos dispositivos e com tecnologia inovadora que otimiza a interação entre condutor, veículo e estrada. Inclui também o reconhecimento de Sinais de Trânsito, Assistência Inteligente à Velocidade, Alerta de Sonolência do Condutor e Travagem de Emergência Automática com Reconhecimento de Peões e Ciclistas.


O novo Compass é ainda o primeiro modelo Jeep na Europa a incluir Assistência à Condução em Autoestrada, sistema de apoio ao condutor para condução autónoma de nível 2.


A gama de motores foi atualizada com a introdução do novo motor GSE turbo a gasolina de 1,3 litros, de quatro cilindros que possibilitou uma redução de 27% nos níveis de consumo e emissões de CO2, em comparação com a anterior versão a gasolina.


Nas versões 4xe, o motor turbo 1.3 é acoplado a um motor elétrico localizado no eixo traseiro e alimentado por uma bateria de 11,4 kWh. O motor turbo 1.3 é capaz de debitar dois níveis de potência (130 ou 180 cavalos), enquanto o motor elétrico produz 60 cavalos, levando a um total de 190 ou 240 cavalos, conforme as versões.


Em termos de binário, o motor elétrico produz 250 Nm, com o motor de combustão a gerar 270 Nm. Combinando o motor de combustão interna e os motores elétricos, o Novo Compass 4xe acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 7,5 segundos (conforme a versão). A velocidade máxima puramente elétrica é de 130 km/h, que passa para 200 km/h em modo híbrido.


As versões 4xe são também as mais adaptadas à condução em cidade, graças à tecnologia híbrida plug-in, que oferece viagens com zero emissões em modo exclusivamente elétrico e autonomia combinada entre 47 e 49 quilómetros (ciclo WLTP), dependendo da versão. Em deslocações mais longas, com o motor de combustão interna, a média das emissões de CO2 ronda as 44 e 47 g/km em modo híbrido (ciclo WLTP).


Fonte: Green Future AutoMagazine

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo