top of page
Buscar
  • usuariozest

EMEL lança Aliança de Inovadores para melhorar a mobilidade em Lisboa





No âmbito do VoxPop, um projeto financiado pela Comissão Europeia, foi realizada a primeira reunião da Aliança de Inovadores, uma ação liderada pela CML, com gestão da EMEL e parceria, como membros fundadores, da Carris, Metro de Lisboa, TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, CTT, Infraestruturas de Portugal, Lime, Moovit, Uber e Cittymaper, que visa fomentar o diálogo entre entidades públicas e privadas, com o objetivo de desenvolver um ecossistema de partilha de dados que permitam identificar oportunidades de melhoria da mobilidade da cidade.


Através de um processo de participação ativa e colaboração, esta Aliança de Inovadores será um fórum no qual serão analisados e estudados os meios de ultrapassar eventuais barreiras, não tecnológicas, a essa partilha de dados entre organizações públicas e privadas, com o objetivo de criar soluções de mobilidade que vão ao encontro das necessidades dos habitantes, trabalhadores e visitantes da cidade de Lisboa.


O projeto VoxPop, que arrancou em 2019, surgiu da necessidade evidenciada por vários atores locais em trabalhar de forma colaborativa e transparente a partilha de dados, para identificar oportunidades de melhoria no sistema de mobilidade e transportes de Lisboa e nos processos de planeamento e gestão de ativos.


O projeto é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional através da Iniciativa “Ações Urbanas Inovadoras’ (AUI), um programa da Comissão Europeia que promove projetos-piloto inovadores no campo do desenvolvimento urbano sustentável, que sejam experimentáveis e relevantes ao nível da União Europeia. O objetivo deste programa é disponibilizar às autoridades urbanas espaço e recursos para testarem ideias ambiciosas e inovadoras, ainda não comprovadas, que visem resolver desafios e experimentar de que modo respondem à complexidade da vida real.


O projeto Vox Pop representa um investimento global superior a cinco milhões de euros, até 2023. A componente a cargo da EMEL engloba um orçamento total acima de um milhão e meio de euros.


Luís Natal Marques, presidente do Conselho de Administração da EMEL, declarou: “A EMEL tem vindo a consolidar-se enquanto agente ativo de planeamento e gestão da mobilidade na cidade de Lisboa, através do seu trabalho focado em garantir melhor qualidade de vida e mais segurança em ambiente urbano. Assim, este projeto, do qual destaco a constituição da Aliança de Inovadores, é para nós um marco particularmente importante, uma vez que este investimento irá permitir continuarmos a alargar as nossas competências nas áreas de analítica de dados ecustomer intelligence, para melhor capacitar o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade urbana”.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page